Saiba o que é Inbound Marketing

Já se foi o tempo em que o marketing da sua empresa apenas contava com o recurso de “invadir” o espaço, tempo ou atenção do seu público alvo. Fosse com emails comerciais, panfletos na ruas, ligações ou banners pela internet. O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, veio para quebrar este paradigma e, de fato, atrair a atenção do seu público, conquistar sua admiração, desenvolver confiança  e fomentar um relacionamento duradouro entre empresa e cliente.

No Inbound Marketing a estratégia é ser relevante nos diferentes momentos dentro da jornada do cliente e, assim, obter a atenção do cliente por ter disponibilizado ajuda no seu processo de decisão. Mas como atrair esta pessoa e como transformar isto em vendas reais?

 

Atração

A base é ser encontrado pelo seu cliente nos momentos em que ele mais precisa de suas soluções em serviço ou produto. Para que seu cliente encontre você, é preciso primeiro que sua empresa conheça as dúvidas que eles poderão ter sobre seu negócio. Com isto em mente, é hora de saber como transformar dúvidas em respostas e o melhor lugar para isto é seu site e mídias sociais.

Quando eu, você ou qualquer pessoa com internet tem uma dúvida, o que fazemos? Google. A pesquisa que realizamos irá refletir em qual ponto da jornada do cliente estamos; seja uma dúvida básica, que demonstre uma etapa inicial, ou algo muito específico, que expresse que estamos avançados no processo e quase no ponto de fechar negócio. Por isto o SEO (Otimização para Mecanismo de Busca) é essencial para sua empresa – tanto na escolha de temas quanto na construção dos textos e páginas.

Quando você compartilha conhecimento e é encontrado, atrai a atenção do cliente por ter se mostrado prestativo em ajudar ele no momento que precisa de respostas. E também, algo muito importante, mostrar que você sabe do que fala e que está apto para continuar ajudando.

O desenvolvimento do seu blog , conteúdo em vídeo, áudio e ebooks são considerados investimentos dentro do Inbound Marketing, pois são perenes e complementam um ao outro nas respostas ao seu cliente. Diferente das estratégias intrusivas que são “custos” ou um investimento de curto período, finito e não escalável – é um anúncio no jornal ou banners na internet e, quando deixar de pagar por isto, perde a exposição que tinha.

 

Conversão e Relacionamento

Atrair seu cliente pelas respostas as suas dúvidas é o início de um processo maior. Para que você consiga manter esta pessoa em contato com sua marca é preciso disponibilizar meios em que ele possa estabelecer esta relação.

Novamente você precisa ser relevante e reforçar na mente do seu cliente de que sua empresa pode continuar ajudando ele seja através de uma newsletter por email, download de um ebook, inscrição no YouTube ou seguir nas mídias sociais. É necessário o uso de Call to Actions, ou “chamadas para ação”, em diferentes pontos do seu site, mídias sociais e comunicação em geral – isto para que a pessoa possa converter e entrar no seu fluxo de comunicação.

Quando seu cliente potencial converte em uma destas plataformas ou ferramentas, você consegue assegurar que sua empresa seja ativa na comunicação. Mas, diferente do Outbound Marketing, seja ativa de modo permissivo, uma vez que seu cliente deu abertura e demonstrou interesse em saber mais e receber informações.

 

Vender

Com o relacionamento estabelecido seu cliente poderá ativamente buscar sua empresa para, desta vez, fechar negócio na compra ou contratação de serviços. Você pode gerar isto passivamente, mantendo relevância para despertar credibilidade ou ativamente, com email marketing, por exemplo.

O ideal, quando o contato for ativo para ofertar, é que se saiba a intensidade que o cliente trafega pela jornada do cliente. O chamado Lead Scoring estabelece uma pontuação pelo comportamento da pessoa ao consumir o conteúdo que você produz. Para fazer este acompanhamento, podemos contar com a solução oferecida pela Resultados Digitais – empresa que oferece automação de marketing e outras soluções de Inbound Marketing.

 

Fidelizar

Tão importante quando atrair, converter e vender, é manter o cliente próximo a sua empresa. São diversas as oportunidades para interagir com seu cliente no pós-venda.

Faça contato em determinados períodos após o negócio ser fechado para saber como está a experiência com o produto ou a satisfação com o serviço prestado. Isto é essencial para que seu cliente saiba que ainda pode contar com você e que sua empresa está preocupada com a qualidade. Isto pode ser feito por ligações, WhatsApp ou emails, por exemplo.

É uma nova etapa de relacionamento. A credibilidade da sua empresa e autoridade no assunto já foram despertadas em seu cliente. Agora é hora de manter isto na mente dele e faze-lo voltar a negociar e, muito importante, indicar para amigos e familiares.

Crie conteúdo no seu blog e por email que demonstre modos de uso, manutenção, ideias de aplicação, etc. Isto complementará a sua presença no pós-venda pois, assim como quando alguém busca informações sobre algo que deseja adquirir, também busca após a aquisição. Cada tipo de produto ou serviços terão suas particularidades sobre quais conteúdo poderão ser explorados, por isto, mais uma vez, é hora de se colocar no lugar do cliente e entregar as respostas.

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