Estratégia de lançamento Teaser

Entenda o conceito de Teaser, e como ele pode ajudar sua empresa

Dentro da publicidade e do marketing existe o que chamamos de campanha ou estratégia teaser. Mas afinal, o que é essa estratégia, para que ela serve e como ela pode ajudar sua empresa? Continue lendo que vamos te explicar tudinho.

 

Entendendo o conceito de teaser

“Teaser”, na sua tradução literal, significa provocador. Quando falamos em estratégia teaser, estamos falando de uma campanha em que o principal objetivo é provocar interesse do publico alvo em algo que está por vir. Esse tipo de estratégia é utilizado antes do lançamento oficial de algum produto e normalmente tem um tom de comunicação que desperta curiosidade, levando-o a ficar atento ao que está por vir. Um grande exemplo de empresa que aplica muito bem a estratégia teaser é a Marvel Studios. Em seus filmes sempre têm aquela cena pós-crédito que te deixa curioso sobre o que vai acontecer, despertando no público uma sensação que se estende por meses e meses com ações de reforço de conteúdo na mídia, teorias sobre seu filme novo, novos trailers, etc. Cada vez mais intensos e reveladores.

Outro mercado que utiliza bastante a estratégia teaser é o mercado imobiliário. Você já deve ter percebido algum outdoor dizendo “vem aí, o grande lançamento da empresa tal” onde algum prédio será construído. Esse tipo de publicidade deixa as pessoas que a veem curiosas  sobre o que vai ser construído, se vai ser um prédio comercial ou residencial, se a arquitetura vai ser bonita, como são os outros empreendimentos da construtora, quanto custa… E nesses questionamentos a pessoa tende a cadastrar-se em campanhas ou contatar a empresa de algum modo para saber mais informações e, assim, tornar-se um lead quente para que os corretores façam o trabalho da venda.

Falando assim parece até que a estratégia teaser é só para grandes empresas, não é mesmo? Mas na verdade não. Podemos aplicar a estratégia teaser em todos os tipos de negócios e em todos os tamanhos de empresa. Mesmo antes da empresa começar, a campanha teaser já pode estar rodando! Vamos descobrir então, como aplicar o conceito de teaser na sua comunicação, e principalmente como usa-lo de uma forma prática e inteligente que vai lhe trazer um benefício real.

 

Em qual momento devo usar o conceito de teaser na minha campanha

A estratégia teaser consiste em despertar o interesse do seu cliente dizendo que algo está por vir, fazendo com que o que você vai anunciar já seja comentado e aguardado por ele. Sendo assim, a primeira coisa que você precisa para aplicar o conceito de teaser na sua campanha é: ter algo para anunciar. Confira alguns momentos em que é interessante fazer uma campanha teaser:

  • antes da inauguração da sua loja;
  • no lançamento de algum produto;
  • na atualização de algum produto;
  • na atualização da identidade visual da sua marca;
  • na criação ou renovação do seu site;
  • em redes sociais, para divulgar conteúdos de blog.

Enfim, a campanha teaser funciona sempre que você tem algo novo para mostrar pro público. É importante ressaltar que a fase teaser da campanha sempre vem antes do lançamento, e ela oculta propositalmente informações para despertar curiosidade.

 

Como deve ser uma campanha teaser?

Para que a estratégia teaser funcione, a sua campanha de pré-lançamento deve ser breve e objetiva. Nunca sobrecarregue de informações, e ofereça ao seu cliente a possibilidade de saber assim que o produto for lançado ou a novidade estiver pronta para ser divulgada, assim você já terá a vantagem de ter gente interessada no dia de lançar.

Numa campanha digital, uma imagem bem pensada, uma frase de efeito e um formulário para seu cliente cadastrar o email dele já são o suficiente para uma boa campanha teaser. Para a chamada, pense em algo como “descubra antes qual vai ser o nosso novo produto”, “vem aí nosso novo site” ou “saiba antes de todos sobre a nova fase da nossa empresa”.

 

Que benefício eu terei numa campanha teaser?

O ideal numa campanha teaser digital é criar uma lista de clientes interessados no que você tem para mostrar quando chegar a hora. Desta forma, quando for o momento de revelar a novidade, você já terá um grupo de clientes potenciais que você sabe que querem informações e estão aguardando pela notícia. As chances de conseguir vendas ou clientes são maiores, porque você não vai precisar começar a divulgação do zero! Uma estratégia de teaser bem trabalhada antes do lançamento pode garantir uma boa repercussão ao apresentar a novidade.

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